No dia 20 de maio, no Teatro Municipal de Morungaba , teve a palestra com o psicólogo  Alisson Silva , abordando o tema ” Desafios da Adolescência ” para os alunos da E.M.E.F.” Professor Irineu Tobias “que estavam acompanhados com os professores  e toda a direção  da U.E.A Diretora da Educação Leninha Spiguel  também  esteve presente.



O Projeto Estudo do Meio Ambiente  teve início  na primeira sexta-feira de maio, com os alunos dos 4° anos do Ensino Fundamental. Esse projeto tem como objetivo envolver os alunos ao estudo do Meio ambiente,  levando em considerações: Ciências e suas Naturezas, Tecnológias Sustentáveis,  Educação  Ambiental,  Educação  Alimentar, pesquisas , com participação em Oficinas, passeios e bate-papo com especialistas.Todas as sextas-feiras  a Escola da Fazenda receberá os alunos dos 4° anos das Unidades Escolares da Rede Municipal  de Morungaba. 



A Diretora da Educação Leninha Spiguel e as Coordenadoras Técnicas  estiveram presentes na Bett Brasil ,  maior evento de Educação e Tecnologia da América  Latina . Em busca de conhecimento,  no que há  de mais atualizado e moderno para a Educação, também  participaram das seguintes palestras : ” Educação para a diversidade na prática “, “Saúde Mental no Futuro ” e ” Educação e Transformação  Social”.



No dia 26 de abril, a diretora da educação Leninha Spiguel esteve em reunião com o  Conselho Municipal de Educação.


Reunião de Secretários das Unidades Escolares , tendo como assunto principal a informatização dos dados de secretaria escolar.



A Diretora da Educação Leninha Spiguel  esteve em reunião com as Diretoras das U.E., tendo como assunto principal  a “Semana do Brincar”  no Município  de Morungaba. 


Todas as Creches e Unidades Escolares do Município de Morungaba receberam ovos de Páscoa, que foram entregues  pelo Prefeito  Marcos Antônio de Oliveira,  o vice-prefeito Luís Fernando Miguel e pela Diretora da Educação Leninha Spiguel.



Nesta última sexta-feira,  às 18h30min, no Teatro Municipal de Morungaba  , tivemos a presença  da palestrante fonoaudióloga   Luciana Realon , tendo como tema o ” Dia Mundial do Autismo Escolar e Social e a palestrante Marina Fonseca com ” Relatório Pessoal” , nos proporcionando um momento  de grande reflexão e  aprendizado. 



No dia oito de abril , as 14h , na E.M.E.F.”Prof. Irineu Tobias, tivemos  a apresentação  dos alunos  da APAE  e Academia Zarat do Projeto “Judô para todos”.



Nos dias 04, 05, 06 e 07 de abril os alunos das Escolas de Ensino  Fundamental  dos 5° anos fizeram uma visita na APAE, com leitura, brincadeira, lanche , apresentações  e participações  nas atividades das professora Erika Zarate.



No dia cinco de abril, tivemos a palestrante psicopedagoga  Kelly Vigatto com o tema ” TEA: Do desafio ao acolhimento  “,  foram entregues as Carteiras de Identificação da Pessoa do Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e também  tivemos a Premiação das Redações ” Meu Amigo Especial “dos alunos dos 5° aos 9° anos das Escolas de Ensino Fundamental .



Semana da Inclusão.

 No dia 04 de abril , no Teatro Municipal,  tivemos a palestra  com a fonoaudióloga Paula Zarile e a psicóloga e neuropsicóloga Vanessa Chenta, especialistas  em autismo , com o tema : “Diagnósticos – Sinais do TEA e quando realizar o diagnóstico “.



A Diretora da Educação Leninha Spiguel e suas representantes, participaram de reuniões  na Câmara Municipal e na APAE referente ao Projeto da Semana da Inclusão, que teve início no mês  de abril.



Projeto “Culturas da minha Terra”.Oficina de produção  audiovisual , com os alunos da E.M.E.F ” Prof° Irineu Tobias. 



A Diretora da Educação Leninha Spiguel e a Coordenadora Léia Patrícia Segat Porto juntamente com Márcia Bernardes (presidente da Undime S.P.) e Rossieli Soares (Secretário da Educação), participaram do 31° Fórum da UNDIME SP, nos dias 29, 30 e 31 de março , tendo como tema principal ” Educação Pública de Qualidade – Da letra da Lei ao chão da sala de aula” – O protagonismo do aluno no processo  de aprendizagem. ”



VIVA A ÁGUA FONTE DE VIDA!

Em comemoração ao Dia da Água – 22 de março ,  houve eventos extra  curriculares em todas as Creches e Unidades Escolares Municipais de Morungaba. VIVA A ÁGUA FONTE DE VIDA!



No dia oito de março  a Diretora da Educação Leninha Spiguel esteve presente com o Prefeito Marco Antônio de Oliveira, diretora e especialistas  do NAP ( Núcleo  de Apoio), juntamente com os pais e representantes dos alunos autista ( TEA), para a apresentação do Projeto ABA que terá  início  aos atendimento ainda no primeiro bimestre do ano letivo. 



Reunião de Gestores tendo como tema principal  as Regras das Creches.


No dia 24 de fevereiro,  a Diretora  da Educação Leninha Spiguel e a Coordenadora Técnica  Margarida  M.F. de Lima Frare estiveram presentes na seccional paulista  da União  dos Dirigentes Municipais  de Educação  (UNDIME), um encontro  com Rossieli Soares – Secretário da Educação  do Estado de São  Paulo, tendo como tema principal ” O Financiamento  da Educação  das redes públicas  do Estado  de São Paulo “.


No dia 22 de fevereiro a Diretora da Educação Leninha Spiguel e a Coordenadora Tecnica Léia Segat Porto estiveram na cidade de Holambra com secretário Rossieli  Soares da Silva na 1° Reunião Ordinária da Câmara Temática  de Educação  da Região  Metropolitana  de Campinas.


A Diretora da Educação Leninha Spiguel, juntamente com as Coordenadoras Técnicas estiveram reunidas com o Consultor do Departamento de Educação Henrique  Mazotti, no qual orientou-as sobre os recursos referentes ao Par3, Par4, FUNDEB,  Educação Conectada, Parcela Emergencial Covid19, SIMEC,PNDE, CME , CAE entre outros.


No dia 17 de fevereiro , as Coordenadoras Técnicas se reuniram  com as Coordenadoras do Ensino Fundamental e Professoras do Reforço, com o objetivo de criar estratégias e planos de aulas a fim de elevar a porcentagem de alunos produtores textuais.


No dia 16 de fevereiro a Diretora da Educação Leninha Spiguel e sua equipe estiveram reunidas com os Policiais Militares Vilas Boas e Pierre, tendo como foco o “Projeto do Proerd” e “Projeto contra Violência ” que dará início nesse ano letivo.


No dia dez de fevereiro, as  Coordenadoras Técnicas e Pedagógicas  se reuniram, afim de alinhar o Planejamento  Pedagógico. 


Planejamento do Ano Letivo de 2022 com Equipe  do NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico ).


Planejamento  do ano letivo de 2022 com a Equipe de Ensino Infantil do Município. 


Planejamento do Ano Letivo de 2022 da Equipe de  Ensino Fundamental do Município. FEV/2022.


Planejamento da Equipe das Creches Municipais de Morungaba . FEV/2022


Diretora Leninha Spiguel com as Gestoras da Rede Municipal e Equipe  da Escola Jataí , em visita na Fazenda Santa Adelaide “Projeto Estudo do Meio”.(Fotos da Equipe Jataí – Escola da Fazenda) JAN/2022.



Diretora Leninha Spiguel em Planejamento  Inicial do Ano Letivo de 2022 com a Equipe de Coordenadoras Técnica e Gestores Escolares. JAN/2022.

Encontro com o Secretário da  Educação Rossieli Soares da Silva sobre o novo recurso da Educação (PAINSP). Dez/2021


Em Dezembro, foram entregues Notebooks  aos professores efetivos  da rede Municipal  de Morungaba .


E.M.E.F. “Professor Irineu Tobias”

Formatura 2021


Creche Nossa Senhora da Conceição

Finalização do Ano letivo


Creche Maria Luíza  Consolim Jorge – Dona Lilia

  Finalização do Ano letivo.


Creche “Maria Helena  Miano Zem

Finalização do ano letivo com a visita do Papai Noel


E.M.E.F. Maria App.Teixeira Massarente!


E.M.E.F.” Antônio Rodrigues da Silva – Formatura 2021.


E.M.E.F.” Irmã Amélia  Fúria ” – Formatura 2021


E.M.E.F. Prof. José Hamilton Federicci


Formatura/2021

E.M.E.I.”Maria de Lourdes  Francisco Lopes”



Formatura 2021

E.M.E.F.”Profa.Regina Estela de Souza Oliveira”


Diretora da Educação Leninha Spiguel em Reunião  de Encerramento com as Secretárias  das U.Es. Dezembro de 2021


CONVITE DE NATAL!


No dia 22 de novembro, tivemos a Audiência Pública  , a fim de validar o Plano Municipal  de Educação  (PME).


A Diretora da Educação Leninha Spiguel esteve presente  no 30° Fórum  da UNDIME  S.P. , que ocorreu  nos dias 24 e 25 de novembro , o encontro foi marcado  pela presença  de Márcia  Bernardes  presidente da Undime São Paulo e Rossieli Soares Secretário  da  Educação do Estado de SP, e como tema do evento:”Como garantir qualidade no aprendizado em um novo tempo na Educação? “.


No dia 02 de dezembro , ocorreu um encontro no qual se reuniram as diretoras das Creches do município e as especialistas da saúde, tendo como objetivo principal orientações sobre a síndrome ” mão, pé, boca”.


No dia 16 de novembro,  às  10 horas, a Diretora  da Educação  Leninha Spiguel , representantes do Departamento da Educação e representantes  do NAP ( Núcleo  de Apoio Pedagógico) estiveram presentes na Câmara Municipal de Itatiba com a Secretária dos Direitos  da Pessoa  com Deficiência  Célia  Leão. O evento  teve como objetivo  , informações e políticas públicas voltadas para o atendimento da Pessoa com deficiência. 


A Diretora da Educação  Leninha Spiguel,  esteve presente  no dia 03 de novembro na E.M.E.F.” Irmã  Amélia Fúria ” , na  inauguração do Pólo da UNIFIA e UNISEPE Educacional  em parceria com Prefeitura Municipal de Morungaba. 


No dia 04 de novembro,  no CIT, a equipe gestora de Educação,  se reuniu  para tratar de assuntos  sobre a finalização  do ano letivo, enfatizando o cronograma  das avaliações  externas  ( SAEB e SARESP).

No dia 19 de novembro,  esses mesmos assuntos foram efetivados em reunião com a presença das Dirigentes das UEs.


CONVITE

Audiência Pública do Departamento de Educação – Clique Aqui!


SAEB – 2021

         O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas, que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira. Em nosso município as avaliações ocorrerão no período de 25/11/2021 à 03/12/2021.

Srs. Pais ou responsáveis a presença do aluno é indispensável!


“Projeto Escolas e Creches mais Verdes”O Projeto  está sendo realizado durante o mês de outubro e tem como objetivo arborizar  ambientes educacionais,  preservar o meio ambiente e incentivar o plantio de árvores. 


“Avaliação  de Fluência  Leitora”Do dia 18 a 29 de outubro, todos os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais estarão realizando a Avaliação de Fluência  Leitora,  que tem como objetivo identificar o desempenho de cada aluno e através  dos resultados, haverá um planejamento mais estratégico para o ano de 2022.


No dia 21 de outubro, os professores  estiveram reunidos com o procurador jurídico Keith Nakano, a fim de esclarecimento de dúvidas dos professores sobre a Lei 173/2020 e a questão das faltas dadas no período  de 27 de maio de 2020 à 31/de dezembro  de 2021.


Participação  da Diretora  da Educação de Morungaba Leninha Spiguel, no 18°Fórum,  que teve como tema central  : “Construção de Políticas Públicas Educacionais “, o evento aconteceu no mês  de setembro de 2021 em Brasília/ Capital Federal e contou com a presença de Dirigentes Municipais de Educação que compõem o colégio eleitoral da instituição. 


Capacitação  da Prescon  para Equipe da Educação. Informatização nas Unidades Escolares.


Capacitação  Ciclo Formativo da Undime – S.P.No dia 23 de setembro  de dois mil e vinte e um , Leninha Spiguel Diretora da Educação  esteve com as coordenadoras técnicas do Departamento  de Educação  de Morungaba  em capacitação  sobre Políticas Públicas  Educacionais onde contaram com a participação  de Márcia Bernardes presidente  da Undime São Paulo  e toda sua equipe. 


O Departamento  de Educação ofereceu capacitação  para os professores  do Ensino Fundamental e EJA, por componente curricular  e ano/ série, no período  de julho a setembro com as Coordenadoras Técnicas Léia Patrícia Segat Porto, Gilmara de Moraes Aquino e Margarida Maria Franco de Lima Frare.

Com o objetivo de conhecer o percurso histórico do documento a ser elaborado pelos educadores  da Rede Municipal .