No dia 19 de junho de 2024, aconteceu a reunião dos Conselheiros de Alimentação Escolar. Foram abordados vários assuntos importantes que visam melhoria na gestão e execução do Programa PNAE, uma vez que o CAE é o responsável pelo controle social sobre o PNAE.


Formação Continuada com foco na leitura e escrita na Educação Infantil

Momentos de interação, aprendizagem e aperfeiçoamento profissional fizeram parte do 5º encontro do LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil), que aconteceu no dia 10 de junho, na EMEF Prof. Irineu Tobias. A formação continuada visa fortalecer as práticas pedagógicas dos educadores, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças.


Professores da rede municipal participam de formação com foco na leitura e escrita das turmas de Educação Infantil

No dia 06 de maio de 2024, os professores das Creches e EMEIs reuniram-se no Departamento de Educação para encontro formativo do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI, proposta de desenvolvimento profissional direcionada às redes públicas de ensino, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A rede municipal conta como formadora do programa, a professora Coordenadora Alexandra Pires de O. Zipolato e como Articuladora Municipal, a professora Coordenadora Léia Patricia Segat Porto.

A formação tem como foco um trabalho que garanta às crianças experiências variadas com as diversas linguagens e por meio da valorização do lúdico, das brincadeiras e das culturas infantis e que reconheçam o mundo no qual estão inseridas. A carga horária total da formação será de 126 horas, cumpridas por meio de encontros presenciais e atividades remotas. Os encontros objetivam proporcionar aos professores participantes fundamentos para que eles possam tornar-se agentes de seu próprio desenvolvimento profissional e assumam uma prática reflexiva sobre suas ações educativas.

Ao longo dos encontros, os professores cursistas terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos acerca da complexidade que envolve o desenvolvimento de processos discursivos, a apropriação da linguagem escrita e os processos leitores realizados pelos seres humanos, no decorrer de suas vidas.